Curiosidades















                        Moeda de Janus



O deus Janus - Figura da mitologia greco-romana, sempre representado como uma figura de dupla face, cada uma olhando para um lado. Suas duplas faces olham ao mesmo tempo o passado e o futuro, o início e o fim. É o deus do portal celeste, representa a transição e a mudança. A ele é associada à mudança do estado primitivo dos homens ao estado civilizatório.

Janus teria nascido na Tessália, Grécia, e mudou-se para o Lácio, casando-se com sua rainha. Após a morte dela, Janus assume o governo sozinho, dando ao Lácio (Roma) a paz, prosperidade material e científica, havendo nesse período grande crescimento intelectual e aparecimento de grandes invenções, tais como as leis e a moeda.

Ao morrer, Janus foi deificado, virou um deus bifronte, graças à sua vida dedicada às mudanças e progressos.

Durante as guerras em Roma, o templo de Janus era sempre mantido aberto, e os que partiam passavam por seus portais. Conta a lenda que no famoso rapto das Sabinas, graças a traição de um soldado, os sabinos puderam entrar nos territórios de Roma, mas quando escalavam as montanhas, Janus teria feito a lava brotar do solo, provocando morte e derrota entre as tropas inimigas, daí a grande simpatia sentida pelos militares por esse deus.



Roma conquistada pela Palestina


Em 63 a.C., a Síria se tornou província romana.
O general romano Pompeu tomou Jerusalém, depois de um cerco de três meses, a área do templo, massacrou os sacerdotes que ministravam no local e entrou no Santo dos Santos. Esse sacrilégio iniciou o governo romano de uma forma que os judeus jamais perdoaram ou esqueceram.


Por - Zenaide